segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A evolução das arquiteturas

Creio que seja uma observação geral, ou seja, conhecimento da maioria dos informatas, ou informautas, ja que tudo segue nessa direção navegante, é que a noção ou o conceito de arquitetura está num processo super aquecido de expansão...


Está até dificil estabelecer uma conceituação simples para isso: Arquitetura...


Vejam só, temos hoje conceitos que vão desde arquitetura de informações, de sistemas, de programas, de códidos, de serviços, de internet, empresarial, de processos, de sei-lá-mais-o-que!!


Por isso é importante deixar aqui uma escolha, um paradigma central em cima do qual vamos buscar desenvolver os insumos e as produções destinadas a este blog: A arquitetura da informação em suas n faces!


Talvez ainda seja muito genérico e até concordo que seja, mas pelo menos temos um tópico, capaz de representar o mais alto nível de uma generalização ontológica, que seja uma unidade fundamental, a informação, essa desconhecida entidade tão popular...


Sinto falta dos cibernautas, no sentido da informação... Havia uma coluna de cibernética na revista Exame Informática, muito interessante tempos atrás. Eram discutidas teses cibernéticas bem interessantes. Mas houve uma substituição histórica do termo onde o conceito que foi se sucedendo. Fragmentos muito remotos deixaram a idéia de uma cibernética, como um estudo da informação em sua gênese.

Cada momento surge uma reformulação dos conceitos antes consagrados. A maioria desses novos "conceitos" muitas vezes trata antes de neologismos vazios enquanto essência ou proposta nova, ou também se destinam ao papel mercadológico, seja no mercado acadêmico, ou então, principalmente, na industria da informação, essa sim, ávida de novidades convincentes para desarmar os argumentos conceituais que os clientes vão desenvolvendo.

A informação, tem sim que ser encampada por um zilhão de visões... Sua essencia conceitual a leva para bem perte da ambiguidade. Muitas vezes essa ambiguidade é propositadamente explorada para a venda de soluções e produtos no mundo físico e virtual dos mercados.

Ficamos, assim, com a noção de que a arquitetura da informação é um tema quase tão pleno quanto qualquer outro. Ou seja, pode ser discutida sob uma infinidade de cortes.

Vamos atras desses cortes!

Essa é a missão deste blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário